quinta-feira, 1 de abril de 2010

FOTOLINK

Evento coloca fotografia em foco

Fotolink irá trazer para Londrina produção fotográfica contemporânea promovendo várias atividades espalhadas pela cidade

Um evento dedicado à arte da fotografia e à reflexão sobre a produção de imagens na sociedade contemporânea. Em sua primeira edição o Fotolink – Encontro Internacional da Imagem, que será realizado de 8 de abril a 15 de maio terá uma programação ampla incluindo exposições, leituras de portfólios, oficinas, lançamentos de livro, mesas redondas, entrevistas públicas, debates sobre cultura, encontros com artistas, exibição de filme e curta-metragem e lançamentos de livros.

O Fotolink tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), coordenação da fotógrafa Fernanda Magalhães e é uma realização conjunta do PROMIC e da Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina. As pesquisadoras e curadoras na área de fotografia Ângela Magalhães e Nadja Peregrino, que foram responsáveis pela estruturação do Núcleo de Fotografia da FUNARTE, são consultoras do evento.

A programação começa com o lançamento do evento no dia 8 de abril, a partir das 18h, no Cine Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85). Às 18h, no Espaço de Fotografia Ouro Verde (saguão do teatro), acontece a abertura da exposição e lançamento de livros sobre os acervos de Armínio Kaiser e do Foto Estrela, organizados pelo fotógrafo e pesquisador Edson Vieira.

A partir das 19h, será realizada a mesa redonda “Fotografia, preservação e linguagem: o acervo Haruo Ohara e sua importância para a fotografia brasileira contemporânea” que contará com a presença do coordenador da Reserva Técnica Fotográfica do Instituto Moreira Salles, Sérgio Burgi, e do fotografo londrinense Saulo Ohara, atualmente radicado na Suíça.

Na sequência, às 21h, será exibido o curta-metragem Haruo Ohara, produzido pela Kinoarte, com roteiro e direção de Rodrigo Grota, e a revista Taturana especial sobre o fotógrafo. Com a estreia do curta Grota encerra o último episódio da Trilogia do esquecimento, série de filmes sobre a Londrina dos anos 1950 iniciada pelos curtas Satori Uso e Booker Pittman.

A programação que se inicia a partir do dia 12 de abril contará com a presença de nomes importantes da fotografia internacional e nacional como a fotógrafa uruguaia Solange Pastorino, a fotógrafa carioca Paula Trope, o uruguaio José Pilone e o londrinense Saulo Ohara. Também estarão presente, autoridades ligadas à área cultural, como o diretor de programas e projetos especiais da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Adilson Ruiz, e o diretor do Centro de Artes Visuais da FUNARTE, Ricardo Resende.

Nesta primeira edição, o evento também destacará a produção londrinense contando com a participação de fotógrafos experientes como Walter Ney, com destaque para seu trabalho autoral, e Edson Vieira, que tem se dedicado à pesquisa de importantes acervos locais. Fotógrafos da nova geração também estarão presentes na programação entre eles Fábio Gatti, Maíra Motta, Natália Lima Castro e Wiviane Knott.

O evento estará espalhado por vários pontos da cidade traduzindo a proposta de integração e inserção da fotografia ao espaço urbano. A programação será realizada em diversos locais como o prédio da Casa de Cultura/Artes Plásticas na Avenida Juscelino Kubitschek, 1973, o Espaço de Fotografia Ouro Verde (no saguão do teatro), Café Caramelo, Loja Madre Cortes, Sanduicheria Picwich e CEEBJA.


Fonte: Karen Debértolis

Nenhum comentário: